Trazer o campo para dentro de casa é o sonho de muitos brasileiros. Com isso em mente, muitos optam por um elemento capaz de criar o clima campestre: o porcelanato. Combinar elementos como madeira, tijolos e móveis com cores e texturas frias cria uma decoração rústica com porcelanato, que traz aconchego e personalidade para o ambiente.

Ficou curioso? Neste post trazemos dicas para ajudá-lo a montar uma decoração rústica de qualidade. Confira!

O que é o porcelanato

O porcelanato nada mais é do que um piso frio que pode ser usado em diversos cômodos, já que existe uma variedade grande quanto ao material e aos fornecedores. Para começar a usá-lo em casa, é preciso ter em mente em qual lugar ele será colocado.

Isso acontece porque existe uma diferenciação entre o porcelanato voltado para banheiros e cozinhas e para salas e quartos, em função da variação da umidade e temperatura ambiente. Assim, você alinha qualidade, segurança e uma decoração impecável com bastante facilidade e um excelente custo-benefício.

Ainda, esse material apresenta fácil manutenção e limpeza, diminuindo as chances de risco e falhas com o tempo de uso. E mais: ao contrário de outros elementos, o porcelanato não atrai cupins e animais que podem danificar permanentemente a sua decoração e a funcionalidade do ambiente.

É preciso, então, escolher aquele que compõe uma decoração agradável aos olhos, que traz a sensação de aconchego e sofisticação em um cômodo, sem perder o clima campestre que se busca. Para isso, observe os detalhes como tons e formas do porcelanato e combine-os com acessórios decorativos, ok?

Como criar uma decoração rústica com porcelanato

Muitas vezes, quando se fala em decoração rústica, a primeira imagem que vem à mente são casas de campo, que têm como elemento principal madeira de demolição e itens antigos. Essa representação não está errada, mas precisa ser atualizada.

Hoje, diversos elementos foram introduzidos para criar uma decoração campestre mais sofisticada e adequada às demandas da contemporaneidade: um espaço funcional e prático, mas sem perder a beleza e a elegância que deve ter.

Assim sendo, os itens rústicos clássicos, como a madeira, foram alinhados com móveis e revestimentos modernos, desenvolvendo uma nova proposta de decoração sem perder a essência campestre. É aí, então, que entra o porcelanato.

Agora que você já sabe as vantagens de tê-lo na sua decoração, está na hora de aprender a utilizá-lo na sua casa! Abaixo, separamos algumas dicas de como inseri-lo no ambiente a fim de montar um décor rústico. Não perca!

Escolha aqueles que remetem à madeira

Você já deve ter percebido que a madeira é um elemento imprescindível quando se fala em decoração rústica, certo? Substituí-la por um porcelanato que a imite garante mais sofisticação na décor e durabilidade do material, considerando que ele tem mais resistência — principalmente contra deformações — e longevidade do que a madeira.

Por ser extremamente versátil, o porcelanato pode ser aplicado em qualquer cômodo e de diferentes formas: na parede, no piso e até no rodapé, resultando em uma decoração sofisticada com um excelente custo-benefício! Ainda, você pode optar pelo tamanho e função, sendo o elemento principal da decoração ou não.

Embora a madeira seja fundamental para criar o clima campestre, ela não precisa, necessariamente, ser o elemento principal. Optar por um porcelanato que remete a ela e misturá-lo com outros elementos e objetos decorativos traz mais aconchego para o ambiente, criando não só uma decoração elegante, como um lar convidativo e relaxante.

A madeira, muitas vezes, pode se tornar um problema. Ambientes com muita umidade, como banheiro e cozinha, podem diminuir sua vida útil, fato que não acontece com o revestimento em porcelanato, evitando os riscos e prejuízos que podem surgir. Você percebe a quantidade de vantagens que garante ao adquiri-lo?

Opte por formas rústicas

Além da madeira, os tijolos também remetem ao campo. Combinar texturas e outros materiais com o porcelanato pode criar um ambiente diferenciado, com um charme a mais, exaltando sua personalidade. Mas, afinal, como fazer isso?

O ideal é mesclar os tijolinhos com outros objetos do cômodo. Ao harmonizar texturas e relevos, tem-se um leque de possibilidades de efeitos visuais. Você pode optar por uma parede de tijolos — ou até papel de parede! — e objetos de madeira em tons mais frios, assim você alinha criatividade, personalidade e graciosidade em um só ambiente.

Além disso, as pedras também são muito bem-vindas em uma decoração rústica, pois combinam muito bem com o porcelanato. Nesse momento, pesquise inspirações na internet e faça diversas combinações até encontrar a sua preferida!

Que tal optar por bancadas e pergolados com esse material? Inseri-los na sua casa implica trazer praticidade para o seu dia a dia, já que são de fácil manutenção e limpeza — pano e água são suficientes. Você pode utilizá-los na parte externa da casa, montando um ambiente de lazer perfeito para receber amigos e familiares.

O único cuidado é na hora de escolher as peças que podem ser utilizadas em áreas externas, porque alguns ainda são produzidos com tintas que não resistem ao sol, podendo danificar o material e prejudicar sua decoração.

Alinhe as cores aos móveis

Para acertar na decoração rústica com porcelanato, a dica fundamental é alinhar suas cores com os móveis já existentes. Com isso, você cria um ambiente harmonioso e equilibrado, com tonalidades que dialogam entre si com facilidade.

Por exemplo, que tal combinar os diferentes tons dos armários e das cadeiras da sua cozinha com o piso em porcelanato? Esse pequeno passo já deixa a decoração mais interessante e bem elaborada.

Utilize tons mais frios

Outra dica importante é utilizar tons mais frios na decoração, podendo até combiná-los com os terrosos. O estilo rústico tem como base o uso de texturas, por isso, escolher a cor ideal é um passo importante para montar uma decoração que não tenha excesso de informações.

Nesse sentido, procure destacar tons neutros e terrosos, priorizando-os na escolha dos objetos decorativos e elementos principais. Adicione, também, pequenos elementos de cores mais fortes, como almofadas, mesas laterais e até uma poltrona, mas com bom senso para não exagerar.

Aposte em plantas na decoração

Por fim, mas não menos importante, tente incluir plantas na sua decoração. Você pode optar por flores, suculentas e folhagens que tragam o frescor e a tranquilidade do campo.

Entretanto, a presença de plantas exige um cuidado maior para que elas fiquem em harmonia com o restante do ambiente. Portanto, se você não gosta muito de cuidá-las, uma boa alternativa é escolher as artificiais, que garantem a mesma sensação, mas com uma manutenção prática.

Você percebe que criar uma decoração rústica com porcelanato não é difícil? Basta escolher aquele que imite madeira e que tenha tons mais neutros, combinando-o com os móveis já presentes, além de inserir objetos decorativos campestres. Com esses pequenos passos, sua casa com certeza ficará mais sofisticada.

E então, gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!

Escreva um comentário

Share This