porcelanato para cozinha é uma boa opção para quem deseja transformar esse ambiente em um espaço diferenciado, bonito e aconchegante. Este tipo de material dá um visual estético mais atraente e elegante, além de ter uma funcionalidade maior do que o piso. Ele é mais fácil de higienizar, bem como a sua manutenção.

Porém, não basta apenas optar por ele: é necessário avaliar qual é a melhor escolha para a cozinha, levando em consideração uma série de fatores que apontaremos a seguir. Confira as nossas dicas e aprenda a transformar o ambiente em um lugar mais sofisticado.

Leve em conta a cor do porcelanato para cozinha

Escolher a paleta de cores da cozinha é o primeiro passo para a definição de um porcelanato ideal. Afinal, todos os móveis, eletrodomésticos e demais itens devem ser harmonizados, de forma a conseguirem levar a criação de um ambiente harmônico.

Além disso, o porcelanato auxilia no equilíbrio da iluminação do ambiente. Materiais escuros tendem a escurecer o local. Se o cômodo já não prioriza a luz natural, não é uma boa opção, sendo melhor escolher porcelanatos de cores mais claras.

Avalie a resistência do material

É essencial escolher porcelanatos resistentes, já que o processo de refazer ou trocar demanda esforço, tempo, isolamento e investimento. Afinal, ao idealizar um projeto, o desejo é que tudo fique em ordem e não necessite de manutenção rotineira, não é mesmo?

Portanto, avalie a qualidade do revestimento que está adquirindo. Lembre-se que, muitas vezes, o barato pode sair caro em longo prazo.

Dê preferência a revestimentos que não evidenciem a sujeira

O ambiente da cozinha exige cuidados contínuos com higienização. A produção constante de suspensão de gordura leva a necessidade de limpeza recorrente, para manter a estética e beleza do cômodo.

Portanto, é necessário escolher peças que sejam mais fáceis e rápidas de serem higienizadas. Por exemplo, as que têm ranhuras tendem a acumular sujeira no local e podem dar um aspecto encardido com o tempo, não sendo a melhor opção para o ambiente.

Defina o tamanho das peças

Outra das definições iniciais importantes é escolher o tamanho das peças. As mais tradicionais têm tamanho 60x60cm, 60x120cm e 90x90cm.

A escolha deve ser feita de acordo com a sensação que deseja passar no ambiente. Por exemplo, se o espaço é pequeno, modelos maiores podem passar a sensação de ambiente mais amplo, já que há menos presença de rejuntes, transmitindo uma continuidade visual.

Escolha amadeirados para cozinhas com decoração rústica

Uma tendência cada vez maior é o uso de decorações rústicas nos ambientes. Isto porque passam uma sensação de aconchego, fazendo com que as pessoas se sintam mais confortáveis.

E se tratando de um ambiente extremamente funcional como a cozinha, isso se torna essencial. Visto que, muito tempo é passado neste local e, portanto, a experiência vivida nele deve ser bastante agradável.

Além disso, se a decoração dos demais cômodos, principalmente da sala, seguir esse estilo, pode-se aproveitar e reproduzir na cozinha, como uma forma de harmonizar os ambientes. E o uso de porcelanatos amadeirados é uma ótima opção para criar essa sensação.

Não se preocupe em revestir toda a parede

O revestimento precisa ser realizado em toda a parede? Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é: não. Há a possibilidade de trabalhar com aplicações em meia parede e ter um efeito bem interessante na decoração do cômodo.

Além disso, não se limite ao uso do liso no restante da parede. Você pode experimentar texturas e cores, desde que fique em harmonia com a decoração.

Normalmente aplica-se o porcelanato nas áreas do fogão e pia, pois são as regiões as quais há uma maior exposição de gordura, respingo de alimentos e água e, assim, a sua parede fica protegida.

Seja criativo e utilize o porcelanato para revestir a bancada

Para quem planeja realizar uma cozinha com um acabamento mais descolado, usar o porcelanato é a escolha perfeita. Porém, a criatividade deve estar em alta para que funcione. Para deixá-la mais descontraída, por exemplo, utilize revestimento na bancada.

Pode soar estranho, mas essa combinação fica bem legal, são resistentes e não faltam opções de aplicação a serem utilizadas.

Opte pelo porcelanato antes de definir a decoração

Muitas pessoas optam primeiro por uma decoração específica e depois pelo porcelanato. Isso é possível sim. O problema é que, em muitas situações, há dificuldades em encontrar material que combine com o estilo definido.

Então, que tal inverter a ordem? Ao invés de definir o porcelanato pelo estilo, escolha o material que atenda os seus objetivos e, a partir disso, defina a decoração que será aplicada na cozinha.

Muitas vezes você pode se apaixonar por uma peça ou material e ficará triste, pois, não é compatível com o formato escolhido anteriormente. Nada agradável, não é mesmo? Então, seguir essa dica pode ser a solução para o problema.

Use pastilhas e outros materiais em conjunto

A escolha do porcelanato pode também depender da vontade de realizar composições com pastilhas, azulejos portugueses (ladrilho hidráulico), papéis de parede, entre outros.

Se o objetivo for um local mais retrô, que combine com os eletrodomésticos e móveis já adquiridos, que tal mesclar um porcelanato neutro com azulejos portugueses? O resultado pode surpreender.

Acompanhe as tendências

Como tudo na área de construção e decoração, o porcelanato também tem suas tendências. Atualmente está em alta a aplicação de placas metalizadas, reproduções de madeira, mármore, pedras, entre outros.

Também é possível conseguir rodapés personalizados, de forma a atender as suas expectativas para a composição do ambiente e planejamento do cliente. Por isso, é importante estar atento, pois caso queira uma residência que esteja em consonância com a moda atual, é necessário se informar em blogs especializados.

O porcelanato para cozinha, mais do que proteção para pisos e paredes, melhor acabamento e higienização, auxilia na composição de um ambiente que combine e transpareça a essência dos moradores, personalizando e levando a um cômodo mais aconchegante e que traga satisfação para todos.

Achou interessante esta possibilidade? Então entre em contato com a Porcelanataria e tire suas dúvidas sobre o uso do porcelanato.

Escreva um comentário

Share This