Saber as tendências de arquitetura é fundamental, tanto para quem trabalha na área quanto para quem curte acompanhar as novidades de decoração.

As inovações desse ramo acontecem em ciclos bem rápidos. Portanto, para ficar por dentro de tudo é preciso estar antenado, ler conteúdos diversificados, frequentar feiras etc.

É por isso que trouxemos algumas das mais importantes tendências, para ajudar você a se atualizar e conhecer tudo o que está vindo por aí.

Sustentabilidade

Hoje em dia, há uma preocupação constante com a quantidade de energia que o planeta consome e a poluição que produz. Nesse contexto, os princípios sustentáveis se baseiam em investimentos que sejam ecológicos, mas também economicamente viáveis e socialmente corretos.

É por isso que a arquitetura sustentável veio para ficar. Atitudes básicas, como o aproveitamento de luz e ventilação naturais, podem ter grande redução no consumo de energia das edificações. Além disso, a luz natural traz sensação de bem-estar para os ambientes internos.

arquitetura sustentável aposta em materiais ecológicos, reciclados, objetos e móveis reaproveitados. Um exemplo são os revestimentos fabricados a partir de resíduos, como a madeira plástica, que tem garrafas pet recicladas em sua composição.

A energia fotovoltaica também é uma grande tendência na arquitetura. No Brasil, ainda tem custo alto para instalação em residências. Entretanto, já é amplamente utilizada na iluminação de jardins, em luminárias que vêm com pequenas placas para geração da energia elétrica.

Decoração orgânica

Na mesma linha da arquitetura sustentável, a decoração orgânica vem para reconectar o homem com o espaço natural e a comunidade que o circunda. Por isso, a ideia é valorizar os produtos artesanais, as produções locais e trazer elementos naturais para a decoração.

Plantas dentro de casa serão cada vez mais utilizadas, em jardins verticais e hortas orgânicas. Além disso, a natureza também é explorada em estampas florais ou de folhagens. Elas podem aparecer, ainda, em adornos e quadros.

Otimização de espaços

Ultimamente, os apartamentos são projetados com tamanhos reduzidos, então é preciso ter criatividade para melhorar o aproveitamento dos espaços. Por isso, essa é uma tendência na arquitetura que gera muitas novidades.

O Pinterest, por exemplo, traz muitas imagens com ideias originais para otimização dos ambientes internos. Prateleiras e nichos, espelhos para dar a impressão de amplitude, cores claras e elementos transparentes na decoração contribuem para esse aproveitamento.

Outra forma de otimizar os espaços é com a integração dos ambientes. Salas integradas com cozinhas e varandas gourmet já são bem conhecidas. Contudo, com a novidade da decoração no estilo industrial, a ideia é a integração total, eliminando corredores e criando um grande loft.

Uso de porcelanatos

Os porcelanatos são conhecidos pela versatilidade. Em seu processo de fabricação, esse material ganha durabilidade e resistência, sendo cada vez mais utilizado em diversas funções.

Fora o típico uso do porcelanato em pisos, hoje ele também é produzido para criação de painéis na parede, inclusive em áreas externas. Outra forma de usar o porcelanato é em bancadas e cubas exclusivas, esculpidas em formatos variados, que apresentam custo-benefício superior ao do mármore, por exemplo.

Na Expo Revestir deste ano, o porcelanato foi uma atração à parte. Ele foi utilizado para revestimento de escadas, onde o aproveitamento das peças pode ser planejado para um acabamento praticamente sem juntas. O resultado final é moderno e bastante sofisticado.

O porcelanato foi uma grande tendência no evento, por oferecer alta plasticidade de soluções arquitetônicas. Estão em alta as reproduções de superfícies em HD, de maneira que o porcelanato pode reproduzir de maneira muito fiel as texturas de madeiras, mármores, ladrilhos hidráulicos e outros.

Esse material também pode ser utilizado para fabricação de mobiliários, como mesas (de jantar, lateral ou de centro) e bancos, associados com metal ou marcenaria. Da mesma forma, podem ser desenvolvidas bancadas para cozinha ou banheiro, já que o porcelanato apresenta grande resistência e absorção muito muito baixa de água, podendo ser comparado aos tradicionais granitos e mármores.

A versatilidade do porcelanato é tão grande que ele também é usado em cachepôs de variados tamanhos, para vegetação natural ou artificial.

Aqui tratamos das principais tendências de arquitetura e decoração. E então? O que achou destas dicas? Se você gostou do texto, compartilhe em suas redes sociais e divida com os seus amigos!

Escreva um comentário

Share This