Se você está pensando em fazer uma bancada, é comum ter pensado em materiais como o granito, mármore ou silestone, mas você conhece as vantagens da bancada de porcelanato? Tendênciaem decoração, elas são uma excelente opção, já que estão cada vez mais estilosas, devido a sua grande variedade de estilos, cores e formatos.

Ficou interessado em saber mais sobre esse tipo de bancada? Então, confira as respostas para as principais dúvidas em relação a esse material. Vamos lá!

O que é uma bancada de porcelanato?

Como o próprio nome já diz, ela é feita com o porcelanato, um tipo de cerâmica mais resistente, impermeável e durável. Produzida industrialmente, essa tecnologia permite uma grande versatilidade de cores e acabamentos, que podem ser com ou sem brilho. Além disso, a borda pode ser reta ou curva, recebendo diferentes tratamentos.

Utilizadas como bancadas de cozinha ou de banheiro, resistem a impactos e altas temperaturas, configurando-se como uma das melhores opções de custo-benefício do mercado.

Apesar de terem surgido com as cozinhas americanas, já fazem parte de muitos projetos de casas e apartamentos brasileiros. Por serem versáteis, combinam com qualquer estilo, seja rústico, vintage, sofisticado ou minimalista.

Como ela é feita?

A bancada de porcelanato é feita de maneira semelhante à bancada de pedra. Primeiramente, são feitas chapas grandes, que depois são cortadas no tamanho desejado pelo cliente, podendo medir até 2,40 x 1,20 m. Se necessário, mais de uma peça pode ser colocada, pois, com polimento, a separação entre elas fica quase imperceptível.

Elas podem ser instaladas em uma superfície de alvenaria, embutidas na parede ou, ainda, fixadas por uma estrutura metálica.

Quais são as diferenças entre a bancada de porcelanato e a de granito?

A bancada de porcelanato e a de granito apresentam três diferenças em relação ao material, às cores e à absorção. O granito é uma rocha extraída em blocos que, posteriormente, são cortados em chapas. Já o porcelanato é um material produzido industrialmente, o que proporciona mais liberdade e opções de tratamento.

Quanto às cores, o granito mantém as características da rocha, apresentando seus tradicionais veios e manchas. Enquanto isso, o porcelanato permite uma cor uniforme e mais personalizada.

Por fim, o granito apresenta porosidade, o que, com tempo, pode absorver muita água e desenvolver micro-organismos. No porcelanato, o índice de absorção é muito baixo, proporcionando maior higiene e segurança.

Como utilizá-la em meu projeto?

Na cozinha, pode ser utilizada para área da pia ou do fogão — ou, ainda, colocada para que as pessoas se sentem enquanto a comida é preparada. Nesta última opção, podem ser adicionadas banquetas ou cadeiras que combinem com o estilo desejado. A altura padrão para a bancada é 90 cm e das cadeiras, 73 cm a 80 cm.

Já no banheiro, ela pode ser colocada na pia ou como uma faixa fina que se estende por cima do vaso sanitário, o que permite colocar enfeites, sabonetes, toalhas, difusores de aroma, entre outras opções.

Como você pôde ver, as vantagens da bancada de porcelanato são muitas! Além de ser fácil de limpar, apresenta resistência a altas temperaturas e não deixa que bactéricas e mofos se proliferem. Devido à sua versatilidade, podem ser utilizadas em diferentes estilos de decoração: basta deixar a criatividade tomar conta. E, o melhor de tudo, apresentam um custo-benefício melhor do que materiais semelhantes, como granito ou mármore. Melhor, impossível!

E aí, pronto para colocar uma linda bancada de porcelanato no seu projeto de decoração? Se você ainda tem dúvidas sobre usar ou não o porcelanato, confira mais 10 vantagens de usar porcelanato e decida de uma vez por todas por esse material!

Boa leitura e até a próxima!

Escreva um comentário

Share This