Uma questão muito comum para os arquitetos é a criação de um projeto funcional que alinhe organização, praticidade e designs únicos que vão ao encontro dos gostos dos clientes. Nesse sentido, uma excelente forma de fazer uma decoração de banheiro incrível é lançar mão de nicho de porcelanato.

Capazes de manter a organização do ambiente e otimizar o espaço, trazendo um alto nível de sofisticação e elegância, os nichos são artifícios interessantes de serem incluídos no projeto de seu cliente.

Neste artigo separamos as dúvidas mais comuns sobre como usá-los na decoração de banheiros e algumas dicas para criar um projeto memorável. Confira!

O que deve ser considerado para usar nicho de porcelanato?

Existem duas formas de inseri-los no ambiente: de maneira embutida ou externa. Ambos apresentam características específicas de instalação e alguns itens que exigem uma atenção especial para evitar problemas.

Se o seu cliente ou você optar pelo estilo embutido, a primeira atitude deve ser decidir em qual parede ele será instalado, observando a presença ou não de canos de água e gás e decidindo o tamanho da abertura. Ainda, se for em ambientes já acabados, o cuidado deve ser redobrado para não quebrar o revestimento.

E mais: é preciso verificar o tipo de bloco utilizado durante a construção, já que o estrutural não permite o nicho embutido, pois ele serve como sustentação, enquanto as paredes que apresentam pilares e vigas atuam como vedação. Além disso, se o projeto for executado em apartamentos, é preciso consultar a construtora para garantir que a alteração não criará problemas na estrutura.

Já em nichos externos, o arquiteto deve tomar cuidado nas dimensões, sobretudo se for dentro do box, para não prejudicar a movimentação. Nesse sentido, o ideal é aplicá-lo na parede sem revestimento e a, pelo menos, 70 centímetros do fechamento do box.

Por fim, independentemente do modelo escolhido, o próximo passo é desenvolver um layout — vertical, horizontal, arredondado, comprido, etc. — que considere os desejos e as expectativas do cliente, alinhado com o estilo do banheiro e harmonizando o cômodo como um todo.

Para facilitar a sua escolha, separamos alguns pontos importantes que você deve prestar atenção na hora de inserir os nichos de banheiro no seu projeto. Vamos lá?

Profundidade

A profundidade do nicho é fundamental para manter os produtos e utensílios no lugar, facilitando a organização. Por isso, o ideal é ter no mínimo 10 cm livres, ok? Ainda, é possível brincar com ela para atender melhor às necessidades do cliente, produzindo o nicho mais profundo ou não. Só é preciso tomar cuidado com os embutidos, evitando o excesso e alterações na estrutura.

Além disso, esse modelo permite uma beirada que salta da parede, um tipo de acabamento muito interessante que garante mais espaço para o armazenamento dos produtos de beleza.

Largura

Diferentemente da profundidade, a largura depende muito do objetivo do cliente com aquele produto. Se ele deseja ter bastante espaço para guardar seus utensílios, uma largura extensa é a alternativa ideal. No entanto, se for um nicho com objetivo decorativo, larguras menores e pequenas composições são indicadas.

Uma tendência atualmente é separar uma faixa inteira da parede escolhida dentro do box para o nicho embutido, ganhando espaço no banheiro e criando um design moderno e elegante.

Altura

Para nichos eficientes, o indicado é ter pelo menos 30 cm de altura, principalmente se for dentro do box, para garantir que os produtos maiores tenham espaço. Você ainda pode optar por fazê-lo vertical e com prateleiras separadas, otimizando o espaço e trazendo inovação no design.

Onde eles podem ser inseridos?

Como você já deve ter percebido, inicialmente é preciso escolher a parede para depois começar a instalação, podendo ser tanto dentro do box quanto fora. Pensando nisso, separamos cada caso para você conhecer a fundo como utilizá-los na decoração. Confira!

Dentro do box

Com o intuito de aproveitar bem o espaço, o nicho de porcelanato garante eficiência e facilidade no dia a dia, sobretudo o embutido. Isso porque o rasgo traz a sensação de amplitude, tornando o ambiente maior e facilitando a movimentação durante o banho.

Existem diversas opções de porcelanato disponíveis que combinam com as mais variadas tendências decorativas. Para banheiros que apresentam um estilo moderno ou rústico, o produto que imita madeirapode ser uma excelente alternativa para dar continuidade ao padrão e trazer a personalidade do cliente à tona.

Já os banheiros minimalistas e com uma pegada mais industrial casam muito bem com nichos alongados na vertical, com o porcelanato imitando mármore ou cimento queimado, podendo, inclusive, combinar com o rodapé do ambiente.

Fora do box

Os banheiros menores aproveitam muito bem os nichos fora do box, podendo ser embutidos ou não. No entanto, é preciso alertar o cliente para ele manter a organização em dia, já que os produtos ficam à mostra.

Uma boa dica é desenvolver o seu projeto considerando a otimização de espaço. Por exemplo, para ambientes pequenos, nichos externos espelhados, servindo como suporte para os produtos do dia a dia, são uma excelente forma de trazer mais espaço para o banheiro.

Outra possibilidade é utilizar os cantos do banheiro para instalar embutidos, sem ocupar o espaço de circulação e aproveitando uma área que não seria desfrutada.

Qual a sua funcionalidade?

A versatilidade dos nichos traz um leque enorme de vantagens para o seu cliente e, também, de valorização do seu projeto, adicionando um toque de sofisticação e praticidade.

Para facilitar a compreensão, listamos as duas melhores funcionalidades do produto para você usá-los sem medo:

Ajudam na organização do ambiente

Como citamos anteriormente, a organização é um fator fundamental dos nichos. Eles permitem acrescentar prateleiras que potencializam a funcionalidade, além de serem excelentes para criar uma decoração pontual.

Além disso, é possível substituir os armários no banheiro — que ocupam bastante espaço —, embelezando o cômodo sem mexer muito na estrutura. Uma boa alternativa para os espaços pequenos são os nichos externos com rodinhas, para guardar as toalhas ou sustentar os rolos de papel higiênico. Com essa movimentação, o banheiro toma outra forma e pode ser utilizado com mais facilidade.

São de fácil instalação

O nicho de porcelanato favorece a instalação e o desenvolvimento do projeto, visto que dispensa o recorte de pisos e pastilhas para fazer o acabamento. Além disso, apresenta um excelente custo-benefício, já que pode ser produzido sob demanda ou utilizar peças prontas, apresentando um acabamento emoldurado que esconde a lateral do revestimento da parede.

Pensar na decoração de banheiro utilizando nicho de porcelanato facilita muito o desenvolvimento de um projeto funcional e de acordo com as expectativas do cliente. Lembre-se de considerar as proporções do produto, de verificar a estrutura do imóvel e de escolher aquele adequado ao ambiente do cliente.

E então, gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar você!


Escreva um comentário

Share This