Conhecer as tendências da arquitetura é essencial para quem trabalha nessa área. Arquitetos, designers e engenheiros precisam estar atualizados sobre todas as novidades que surgem constantemente.

Afinal de contas, é assim que podemos aprender e buscar referências para os projetos ficarem sempre diferentes e criativos. Se você trabalha nesse mercado, já sabe algumas dessas tendências, como a arquitetura sustentável e a high tech, por exemplo. Mas com a nossa lista você vai descobrir 4 arquitetos famosos para acompanhar de perto e se inspirar!

1. Paulo Mendes da Rocha

Nascido no Espírito Santo, Paulo Mendes da Rocha viveu a maior parte da sua vida em São Paulo, onde se formou pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ainda vivo e na ativa, é considerado um dos arquitetos famosos de maior renome, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Ele acredita que a arquitetura deve “resolver problemas e intervir na natureza de forma criteriosa”, e suas obras são caracterizadas pelo movimento modernista e alguma rigidez.

Suas obras mais reconhecidas são a reconfiguração da Praça do Patriarca, em São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca, também na mesma cidade. Essa última rendeu ao arquiteto o Prêmio Mies Van der Rohe de arquitetura. Ele também ganhou o maior prêmio da área, o Pritzker, em 2006.

2. Zaha Hadid

Se a arquitetura é uma área dominada por homens, Zaha Hadid entra como um dos maiores destaques mundiais na profissão. A iraquiana se formou primeiro em matemática, em Beirute, antes de estudar arquitetura em Londres.

Depois de trabalhar anos ao lado de Rem Koolhaas, outro grande e famoso arquiteto do mundo, ela abriu sua própria empresa. Em sua carreira, realizou mais de 950 projetos, caracterizados pelas suas formas grandes, orgânicas e ousadas. Suas obras têm uma marca futurística e um design inovador, que lhe renderam o Prêmio Pritzker em 2004. Foi a primeira mulher a receber tal reconhecimento.

Entre suas principais obras está o centro cultural Heydar Aliyev, no Azerbaijão, o Centro Aquático de Londres, construído para as Olimpíadas de 2012, o Maxxi (Museu Nacional de Arte do Século XXI), em Roma, e a Serpentine Gallery, também em Londres. Os projetos da arquiteta, que faleceu em março de 2017, foram construídos em 44 países do mundo.

3. Norman Foster

Com 83 anos e ainda na ativa, Norman Foster é um renomado arquiteto inglês, formado pela universidade de Manchester, no Reino Unido. Seu reconhecimento mundial veio em decorrência de seus projetos, alinhados à tendência high tech, mas sempre mostrando preocupação com os impactos ambientais.

Suas obras estão localizadas principalmente na Europa e na Ásia, onde projetou importantes edifícios governamentais e grandes espaços públicos, como o Aeroporto de Hong Kong, na china. Outros projetos reconhecidos são o 30 St mary Axe, edifício corporativo, em Londres, e o Estádio Wembley, também na cidade.

Norman Foster foi outro vencedor do prêmio Pritzker de arquitetura, em 1999. Também ganhou o Prêmio Stirling duas vezes, sendo o segundo arquiteto a realizar esse feito.

4. FGMF Arquitetos

O escritório é formado pelos arquitetos Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, entre 2001 e 2002. Eles são responsáveis por projetos variados no Brasil, como edifícios comerciais, escolas, fábricas, restaurantes e residências.

Juntos, ganharam mais de 90 prêmios nacionais e internacionais — entre eles, o AkzoNobel de Arquitetura em 2014, pelo projeto da Casa Grelha, no estado de São Paulo. Seus projetos são marcados por uma característica experimental, com a mistura de materiais, a decomposição dos volumes e a sua união por grandes terraços e pontes.

Com essa lista, você pode conhecer alguns dos arquitetos famosos no Brasil e no mundo. É claro que esses são apenas 4, entre vários profissionais renomados por suas obras e projetos marcantes. O certo é que a arquitetura traz inovações diariamente, e, por isso, precisa ser acompanhada de perto. Sendo assim, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar sempre por dentro do assunto!

Você gostou deste post? Deixe seu comentário contando suas dúvidas e sugestões para a gente!

Escreva um comentário

Share This