Quando o assunto é decoração, inegavelmente existem várias opções e estilos a serem explorados. Um aspecto que vem ganhando espaço dentro das casas é a decoração com porcelanato de madeira.

Recentemente este material se popularizou bastante por imitar a textura da madeira. Sucesso como recurso decorativo, o porcelanato traz aconchego e visuais agradáveis para diferentes estilos de cômodos.

Além disso, ele também é ambientalmente aceito porque evita o desmatamento desenfreado das florestas para a produção de móveis e itens decorativos com madeira. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o texto!

Quais os benefícios que este material traz?

O porcelanato de madeira resulta em inúmeros benefícios em caso de aplicação para decoração. Um deles é relativo ao baixo custo, que figura como fator determinante para a escolha do material. Por não se tratar de madeira mas sim de uma imitação da matéria-prima, o gasto para aquisição e instalação do material é bem menor.

A versatilidade e a resistência também consistem em aspectos bem vantajosos deste tipo de porcelanato. Ele suporta a ação de agentes químicos e permite o uso em ambientes que seriam impróprios para a madeira, como a cozinha e o banheiro.

Outra grande vantagem é a facilidade de limpeza, visto que o material se apresenta geralmente no formato de lâminas e com uma superfície mais lisa. Ou seja, é simples de limpar e de manter. Como se não bastasse, ainda traz um design inovador, que possibilita a exploração de várias combinações.

Como usar a decoração com porcelanato de madeira?

1. Use no banheiro

Por não se tratar da madeira propriamente dita, o porcelanato pode ser molhado, então nada melhor do que utilizá-lo também no banheiro. Aposte no material tanto no piso quanto nas paredes do box, ralos e cubas, quebrando um pouco o padrão.

Combine o tom com a cor dos armários. Cores mais claras neste caso trazem mais conforto e se ambientam melhor com o tipo de iluminação.

2. Aplique nas salas e quartos

O porcelanato pode ser amplamente usado em cômodos como sala, quartos e escadas. Porém os modelos devem ser mais compridos, para ampliar os ambientes.

Utilize tons intermediários: nem escuros nem claros. O objetivo é manter o aconchego do espaço, tentando padronizar a cor do porcelanato com os móveis dispostos.

3. Explore o porcelanato na cozinha

A cozinha também é capaz de receber o porcelanato de madeira nos pisos e inclusive nas bancadas. Neste cômodo, vale usar cores que combinem com os eletrodomésticos e os móveis.

Podem ser tons mais claros e aconchegantes, ou então cores que deem um aspecto rústico ao lugar. Fica ao gosto do cliente!

4. Aposte no piso de madeira do lado de fora da casa

Além de ser resistente à água, o porcelanato também resiste a choques, abrasões e arranhões. Isso possibilita seu uso na área externa da casa, como em quintais e varandas.

Portanto, aproveite e também aplique este material no lado externo, valorizando os formatos maiores para dar mais amplitude ao ambiente e cores mais escuras para contrastar com a iluminação natural.

5. Traga elegância para o escritório

Como grande parte do mobiliário de um escritório é feito de madeira, nada mais apropriado do que utilizar um piso que imite a matéria prima em seu escritório. Sendo assim, valorize tons claros que combinem com os móveis e que ajudem a clarear e trazer conforto ao local, seja com iluminação artificial ou natural.

Bom, agora que você viu tudo sobre esta inovação do mundo da decoração, está na hora de pensar em empregá-la em casa. Além de trazer grandes possibilidade de aplicação, é um tipo de técnica cheia de benefícios!

E aí, gostou de aprender um pouco mais a respeito da decoração com porcelanato de madeira? Então veja também as últimas tendências da arquitetura!


Escreva um comentário

Share This