Se você trabalha na área de arquitetura sabe bem que encontrar referências é uma ótima forma de se inspirar para desenvolver projetos criativos e inovadores. Afinal, quem não gosta de ver projetos incríveis, principalmente se puder conhecer pessoalmente?

Já que não é possível viajar o mundo todo para buscar inspiração, nós utilizamos as imagens e a internet para aprender e despertar a criatividade. Veja neste post 5 grandes projetos arquitetônicos, nacionais e internacionais!

1. Capela de Santa Cruz – EUA

A história dessa capela começou em 1932, quando Marguerite Bruswig Staude observava o Empire State Building, em Nova York. Ela percebeu que a partir de alguns ângulos de observação era possível ver o formato de uma cruz.

Isso fez com que ela buscasse o local ideal para a construção de uma capela, baseada no design daquele edifício. Em Sedona, Arizona, encontrou uma grande beleza natural, conferida pelas montanhas de terras vermelhas. Lá ela decidiu iniciar a obra, e desejava que a arquitetura estimulasse a fé e uma conexão com Deus.

Concluído em 1956, esse maravilhoso projeto arquitetônico recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano. Em estilo moderno, a capela é marcada por linhas retas e vitrais geométricos. A construção parece brotar da montanha vermelha. Impossível não se inspirar!

2. Praça das Artes – Brasil

No centro de São Paulo, o projeto deste espaço cultural passou por grandes dificuldades para ser erguido. O solo era difícil, com lençol freático raso, o terreno era estreito e a região era muito degradada e abandonada.

Para superar tudo isso, o escritório Brasil Arquitetura precisou contar com uma equipe multidisciplinar que solucionou essas questões.

Praça das Artes foi construída em ripas de concreto aparente, com fundação reforçada. As cores do concreto se manifestam em diferentes tonalidades ao longo dos 29 mil metros quadrados de área construída. As aberturas geométricas são posicionadas de forma orgânica nas fachadas.

Os edifícios abrigam o Teatro Municipal de São Paulo, o Centro de Documentação Artística, o museu do teatro, além de salas de administração, de recitais e áreas de convivência. Em 2014 ganhou reconhecimento mundial com o prêmio Icon Awards, da revista de mesmo nome.

3. Habitat 67 – Canadá

Uma edificação residencial com 354 cubos, formando 146 unidades habitacionais. Dá para imaginar? Pois ela existe na cidade de Quebec, capital do estado de Montreal no Canadá.

obra foi construída para a Expo 67, uma das maiores exposições permanentes do mundo. Projetada por Moshe Safdie em parceria com a McGill University, a construção de 12 pavimentos tem como base a forma geométrica do cubo. A ideia é representar não só ordem e estabilidade, mas também perfeição, sabedoria e moral.

O posicionamento irregular dos cubos permite que todas as unidades tenham boa iluminação e ventilação natural. O Habitat 67 conta ainda com terraços suspensos, áreas de convivência e grandes torres de elevadores.

4. Edifício Dançante – República Tcheca

Esse grande projeto arquitetônico foi desenvolvido por Vlado Milunić em parceria com o renomado arquiteto Frank Ghery. As obras duraram 4 anos, de 1992 a 1996 e, apesar do design ousado e polêmico, ganhou grande apoio do então presidente Václav Havel.

Ele morou ao lado da construção e esperava que ela se tornasse um grande centro cultural. Por isso, o formato do edifício lembra um casal de dançarinos. Entretanto, hoje em dia o último andar é ocupado por um restaurante francês, enquanto os demais pavimentos são empresariais.

5. Crooked House – Sopot, Polônia

Conhecido pela sua forma aparentemente estranha, o projeto foi concebido pelo arquiteto polonês Szotynscy Zaleski. A ideia era fazer com que a construção parecesse que está derretendo, apesar de algumas características construtivas serem semelhantes a outros edifícios do entorno.

O arquiteto se inspirou nas obras de Jan Marcin Szancer, um famoso ilustrador de livros infantis na Polônia. Atualmente, a casa, que é a mais fotografada do país desde a sua construção, faz parte de um shopping e abriga um pub da cidade.

Como você pôde perceber, grandes projetos arquitetônicos são mais fáceis de encontrar do que você imaginava. Agora que você conheceu e se inspirou com essas referências, siga as nossas redes sociais para saber todas as novidades da Porcelanataria — estamos no Facebook e Instagram!

Escreva um comentário

Share This