O bom arquiteto sabe o valor de um porcelanato de qualidade na hora de criar um projeto de construção ou reforma, seja residencial ou corporativo. Apesar de os pisos de madeira e vinílicos estarem na moda, o porcelanato ainda predomina na maioria dos imóveis brasileiros, por causa de suas inúmeras vantagens.

Se deseja saber mais sobre os benefícios do porcelanato para o seu projeto, este post é para você! Continue a leitura e confira 10 motivos para escolhê-lo!

1. Facilidade de limpeza

Por buscarem praticidade na hora de higienizar os pisos, as pessoas priorizam aqueles mais simples e práticos, ou seja, que não apresentam problema ao ficarem molhados e que aceitam uma grande variedade de produtos de limpeza.

O porcelanato reúne todas essas vantagens, e também não risca com facilidade como alguns pisos cerâmicos ou de madeira. É preciso somente atentar-se ao tipo de acabamento que ele traz para escolher os limpadores mais adequados.

2. Custo x benefício

O porcelanato é um dos pisos que oferecem melhor custo-benefício. É possível encontrar modelos em várias faixas de preço, por isso, os porcelanatos podem ser mais acessíveis ou mais sofisticados, de acordo com o orçamento do projeto.

Além disso, esse tipo de material garante facilidade na instalação. Isso porque costuma ser utilizado para fabricar peças com tamanho grande, o que torna o trabalho de assentamento muito mais rápido.

3. Qualidade estética

O porcelanato é muito versátil. Pode ser utilizado em cubas de banheiros, móveis diversos e também como revestimento de superfícies em cozinhas, salas, quartos, varandas e garagens. Enfim, em todos os locais da casa. Para cada área, é possível encontrar modelos com suas próprias particularidades.

Por exemplo, para garagens e áreas externas, o ideal é optar por pisos antiderrapantes, que são mais seguros e evitam acidentes, especialmente em dias de chuva.

O porcelanato apresenta uma ótima estética, podendo até ser encontrado em padronagens que imitam a aparência de outros tipos de materiais, como madeira, cerâmica, azulejo português, entre outros que estão na moda.

4. Variedade de opções

Já falamos sobre como é possível encontrar muitos modelos de porcelanato, que sejam mais baratos, antiderrapantes, com estampas que se assemelham a outros tipos de piso etc.

Por isso, eles são ótima alternativa para agregar mais personalidade aos projetos. Basta escolher uma boa combinação de modelos de piso, que reflitam os gostos do dono e combinem com o mobiliário e objetos que serão colocados no ambiente.

5. Otimização do orçamento

A realidade é que, ao fazer um projeto com orçamento mais limitado, muitas vezes surgem imprevistos que exigem a realização de cortes em itens menos essenciais, como os acabamentos.

O porcelanato ajuda nesse aspecto por apresentar uma grande variedade de preços. Como se trata de um material versátil, possibilita a escolha de modelos mais econômicos, mas sem comprometer a estética.

6. Isolamento acústico

O porcelanato, ao contrário da madeira e do revestimento cerâmico, é um piso mais silencioso, ficando atrás somente do piso vinílico nesse aspecto. Ele absorve bem os ruídos, minimiza os ecos e proporciona conforto acústico às construções.

Outro ponto importante é que a maioria dos modelos de calçados não faz tanto barulho em contato com a superfície do porcelanato. Geralmente, isso só acontece quando alguém usa calçados feitos de plástico ou sapatos de salto.

7. Baixa manutenção

Exceto pela limpeza, o porcelanato não exige manutenções periódicas. Podem ser utilizadas ceras ou outras formas de polimento para deixá-lo mais bonito e brilhante, mas não é uma necessidade, como no caso do piso de madeira.

Cabe destacar que os porcelanatos antiderrapantes exigem uma limpeza mais pesada, com vassoura de cerdas firmes e produtos potentes. Esse cuidado é importante para remover sujeiras que se acumulam nas ranhuras que dão textura ao piso.

8. Durabilidade

O porcelanato tem baixa absorção de água, por isso, além de proteger o contrapiso, também apresenta boa durabilidade, pois não racha e nem empena facilmente.

De fato, quando instalado respeitando a distância correta entre as placas — para que tenham espaço adequado para a dilatação —, o porcelanato dificilmente racha. Assim, ele durará por muitos anos e se manterá perfeitamente íntegro, o que também reforça o seu ótimo custo-benefício.

9. Uniformidade

Ao contrário de outros tipos de materiais, o piso de porcelanato garante uma coloração perfeitamente uniforme. Assim, se você gosta de piso branco, por exemplo, ele será completamente branco, sem veios ou manchas.

Esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas têm forte preferência pelo porcelanato em relação ao piso de madeira natural. Inclusive, ele é um material excelente para revestir escadas e criar soleirasou rodapés diferenciados.

10. Usos alternativos

Estamos acostumados ao uso de porcelanatos no piso, e eles realmente apresentam benefícios nesse tipo de aplicação. No entanto, é possível levar as vantagens do material para outras partes do acabamento. Saiba mais sobre os usos criativos do porcelanato!

Na parede

Para criar um ambiente mais interessante, você pode colocar na parede o mesmo acabamento utilizado no piso. Assim, o ambiente terá uma aparência mais uniforme e, dependendo do modelo escolhido, poderá ganhar amplitude.

Além da estética, a principal vantagem é a economia. Afinal, a maioria das lojas dá desconto para quem compra um número maior de peças de um mesmo produto, que, nesse caso, pode ser o porcelanato.

Em bancadas

Uma bela bancada na cozinha ou na pia do banheiro faz toda a diferença na casa, já que confere muita elegância. Mas as pedras naturais, como mármore e granito, não cabem em qualquer orçamento.

É possível criar um efeito bonito e original utilizando um material mais acessível, como o porcelanato. Ele combina com qualquer estilo de decoração por sua versatilidade e variedade de modelos.

Em caso de bancadas de cozinha, é possível integrá-las ao ambiente escolhendo o mesmo revestimento para o piso e para a lateral da bancada.

Superfícies feitas de porcelanato são resistentes a riscos, fáceis de limpar e suportam bem o calor, podendo ficar próximas de fogões, fornos e cooktops. Por fim, saiba que elas dificilmente ficam com manchas permanentes quando entram em contato com substâncias pigmentadas.

Agora que você tem bons motivos para usar o porcelanato em seus próximos projetos, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as opções de produtos!

 

Escreva um comentário

Share This